INI apresenta ações de impacto e monitoramento em políticas públicas
O Instituto Nossa Ilhéus (INI) participou de uma mesa de debate no I SIMEAU – Simpósio de Engenharia Ambiental Urbana do Sul da Bahia, evento técnico-científico organizado pelo Centro de Formação em Tecnociências e Inovação (CFTCI) e a Pós-Graduação em Engenharia Ambiental Urbana, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Com o tema “Como tornar as cidades mais sustentáveis, inclusivas e resilientes?”, a mesa reuniu a presidente do INI, Maria do Socorro Mendonça, o consultor do projeto MobCidades no INI, Jonathan Souza, a professora de Arquitetura e Urbanismo da Fainor (Faculdade Independente do Nordeste), Yasminie Midlej, e contou com a mediação da professora da UFSB, Julia Gouvêa.
Em sua apresentação, Maria do Socorro, abordou a temática “Incidência na Política Pública: Programa de Metas, Peças Orçamentárias e Realidade Climática”, mostrando de que forma a sociedade civil pode colaborar no monitoramento e impacto das políticas públicas de meio ambiente e na redução da emissão de gases de efeito estufa. Durante sua fala, a presidente do INI ainda apresentou o projeto 24 Hours Of Reality, iniciativa do The Climate Reality Project que visa mobilizar líderes de movimentos e a população em geral para pressionar os representantes do governos a atuarem para reduzir a poluição ambiental e, com isso, os impactos das mudanças climáticas.
Já o coordenador local do MobCidades, Jonathan Souza, apresentou as atividades de monitoramento e incidência na política de mobilidade urbana realizadas pelo projeto desde o ano de 2017 em Ilhéus e em nível nacional. Dentre as realizações apresentadas, destacam-se o mini-público sobre a regulamentação do serviço de mototáxi em Ilhéus, o Orçamento Temático da Mobilidade Urbana (OTMU), a representação ao Ministério Público sobre o reajuste das tarifas do transporte coletivo, além da realização de três edições da Semana da Mobilidade e dois Concursos de Ideias de Arquitetura e Urbanismo VivaACidade.
Sobre o I SIMEAU
O I SIMEAU foi realizado entre os dias 19 e 21 de novembro na UFSB e reuniu estudantes, docentes e profissionais da região Sul da Bahia, envolvidos com a atuação urbano-ambiental. O simpósio teve como tema central “Qualidade e sustentabilidade urbana”, tendo como proposta a apresentação de estratégias de melhoria da qualidade da zona urbana por meio de cinco eixos temáticos: Saneamento e qualidade ambiental, Transportes e mobilidade urbana, Sustentabilidade do ambiente construído, Vulnerabilidades e riscos urbano-ambientais, e Mapeamentos territoriais e regularização fundiária. Durante o evento, foram divulgadas pesquisas científicas e realizados debates sobre demandas, problemas e soluções ambientais urbanas presentes nos municípios da Região Sul da Bahia, a partir de uma temática.